O "Centro de Pesquisa e Formação em Arte - Grande Otelo/6ªCRE" (como são chamados agora os Núcleos de Arte, de acordo com a nova proposta expressa na RESOLUÇÃO SME N.º 1222, DE 16 DE JANEIRO DE 2013 para as extensividades) ocupa este ano um novo espaço, ao lado da E.M. Antenor Nascente, na Praça Granito, em Anchieta.
Durante o mês de março, alunos das escolas da rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro podem fazer inscrições para os diversos cursos oferecidos, que vão da dança e da música à arte e tecnologia.
Ainda durante este mês de março, professores do Centro de Arte da 6ª CRE estarão ministrando cursos itinerantes em algumas escolas.
Aqui, os registros da primeira aula de minha oficina itinerante de Animação Experimental, ministrada na E.M. Mario Piragibe (ver ainda a postagem com o relatório da Oficina - clique aqui). A oficina ocorre durante o mês de março, no contraturno dos alunos inscritos.
Criação animada!
Profª Imaculada Conceição orientando os alunos
Iniciamos com os alunos mais antigos (isto é, os que já realizaram um trabalho de animação no ano passado) mostrando para os novatos no curso seus vídeos publicados no site do Green Nation Fest 2013 (onde há votação pelo júri popular: votem também! Rio+20 - O futuro que queremos (I) http://fest.greennation.com.br/competicao/obras-inscritas/movie/13/rio-20-o-futuro-que-queremos-i e Rio+20 - O futuro que queremos (II) http://fest.greennation.com.br/competicao/obras-inscritas/movie/12/rio-20-o-futuro-que-queremos-ii) e o vídeo "Animação Trash: Nossas Primeiras Experiências (parte I)", realizado pelos alunos do Núcleo de Arte Grande Otelo, em 2009.
Christian e Melissa (9º ano), antes da oficina começar, conectando o site do Green Nation Fest, onde estão as animações realizadas por eles e seu grupo, no ano passado, 2012, para que os novos alunos assistam e conheçam o trabalho.
Iniciamos com os alunos mais antigos (isto é, os que já realizaram um trabalho de animação no ano passado) mostrando para os novatos no curso seus vídeos publicados no site do Green Nation Fest 2013 (onde há votação pelo júri popular: votem também! Rio+20 - O futuro que queremos (I) http://fest.greennation.com.br/competicao/obras-inscritas/movie/13/rio-20-o-futuro-que-queremos-i e Rio+20 - O futuro que queremos (II) http://fest.greennation.com.br/competicao/obras-inscritas/movie/12/rio-20-o-futuro-que-queremos-ii) e o vídeo "Animação Trash: Nossas Primeiras Experiências (parte I)", realizado pelos alunos do Núcleo de Arte Grande Otelo, em 2009.
Christian e Melissa (9º ano), antes da oficina começar, conectando o site do Green Nation Fest, onde estão as animações realizadas por eles e seu grupo, no ano passado, 2012, para que os novos alunos assistam e conheçam o trabalho.
Na tela, uma cena do vídeo "Animação Trash: Nossas Primeiras Experiências", realizado em 2009, no então Núcleo de Arte Grande Otelo
Assistindo e votando nos vídeos dos colegas que participam do Green Nation Fest 2013
Após assistir aos vídeos, conversamos sobre "o que é animação", a origem da palavra animação (em latim "anima", alma, vida, respiração). A ideia de dar movimento, a mágica da ilusão de movimento...
Fiz com eles, para uma compreensão prática da ideia de animação, uma tesoura se movimentar "sozinha" na mesa (clicando os movimentos dela quadro a quadro e acelerando na máquina de fotografar as imagens capturadas).
Em seguida, os alunos conheceram alguns flip-books: animação pré-cinema, onde uma sequência de imagens desenhadas criam a ilusão do movimento, ao folhearmos rapidamente as páginas do livro. Há, porém, flip-books com imagens fotografadas (em vez de desenhadas).
Os alunos foram instigados a criar folioscópios, que é a mesma ideia da animação pré-cinema da técnica do flip-book, só que em vez de se usar muitas folhas de papel (e uma sequência maior de movimentos), bastam dois movimentos sequenciais desenhados em apenas duas folhas (que ao serem manipuladas rapidamente, tal como no flip-book, criam a ilusão de movimento)! Aliás, flip-book e folioscópio dizem a mesma coisa, na oficina fiz uma distinção apenas para ressaltar que a proposta era a de um folioscópio de apenas duas folhas/imagens.
Alunos criando seus folioscópios
Criando folioscópios... Sobre a mesa, alguns flip-books
Criando folioscópios...
Criando folioscópios...
Experimentamos ainda (com os alunos que se propuseram ficar um pouco mais) um breve exercício de animação em stop-motion (captura fotográfica quadro a quadro) usando a câmera digital e os "puffs" da Sala de Leitura da escola.
Nas fotos a seguir. os professores do Centro de Pesquisa e Formação em Arte - Grande Otelo/6ªCRE-RJ, em sua nova sede, durante a reunião pedagógica com a direção, no dia 24 de fevereiro de 2013.
A diretora Laíse (de azul), a adjunta Érika (no centro) e Marcia, secretaria
Postado por Imaculada Conceição Manhães Marins
Fotos: profª Imaculada Conceição e alunos (com exceção da primeira foto da reunião com os professores no Centro de Arte, que é da profª Alice Venturi)
Postado por Imaculada Conceição Manhães Marins
(originalmente no blog Artes e Linguagens E.M. Mario Piragibe: http://artemariopiragibe.blogspot.com.br/2013/03/oficina-itinerante-de-animacao.html)
Fotos: profª Imaculada Conceição e alunos (com exceção da primeira foto da reunião com os professores no Centro de Arte, que é da profª Alice Venturi)
Nenhum comentário:
Postar um comentário