Páginas

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Dia do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio ambiente, a GED da 6ª CRE realizou um evento na Arena Cultural Jovelina Pérola Negra que contou com a participação das escolas e  Unidades de Extensão. Nessa oportunidade, o Núcleo de Arte Grande Otelo apresentou suas propostas de uma educação ambiental visando promover  a sustentabilidade, pois nossa equipe investe na formação integral dos alunos, a fim de que eles se  integrem na sociedade como cidadãos éticos, conscientes e responsáveis por sua ações.
Professores Jabim, Laíse e Luciana
Professores Ademir, Jabim e Eduardo
Coreografia criada pela professora  Ellen Aniszewski
Alunos auxiliando na montagem da exposição
“Cartão Postal”
Observando os pontos turísticos da Cidade do Rio de Janeiro, os alunos foram guiados a interpretar e a identificara beleza de nossa cidade, incentivando a preservação e criando uma releitura através da arte.Com essa atividade trabalhou-se a composição, leitura, escrita, coordenação motora, estimulando assim, a auto-estima, a concentração e a autonomia.

"O desenvolvimento cultural do aluno se torna significativo na medida em que se permite estabelecer relações substantivas entre conteúdos do mundo, da vida e conteúdos escolares." Professor Jabim - oficina de Artes Visuais itinerante na E.M. Alziro Zarur

Proposta da oficina do professor Jabim para uma educação sustentável:
Sendo a nossa cidade sede do Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, nossos alunos pesquisaram vários artistas que tem suas obras voltadas às questões ambientais. Eles debateram e refletiram temas pertinentes ao futuro do planeta, acreditando que arte pode ajudar no despertar de reflexões salutares. Dentre eles, foi destacado o nome de Frans Krajcberg, um polonês radicalizado brasileiro engajado na causa da preservação da natureza que se tornou um ativista ecológico por denunciar as queimadas na Amazônia. A sua obra reflete as paisagens brasileiras, em particular, as florestas. Depois, foram propostas discussões sobre ecologia e várias fases que compõem sua produção do artista, entre elas “As Queimadas”. Viram que o artista ao criar esculturas e reaproveitando a  madeira morta, realizava um protesto silencioso sobre o desmatamento. Então, eles propuseram ressaltar a importância da floresta.

Ao produzir as esculturas, perceberam que é uma técnica de arte para representar algo em três dimensões: largura, altura e profundidade.Viram que os materiais utilizados para realização dessa técnica são diversos: metal, mármore, argila, madeira, sucata, pedras, plásticos e resina. Ao lançar a proposta do material  os alunos escolheram o arame, por ser um material de flexibilidade e que quanto mais fino, mais fácil de manuseá-lo. Para promover a base de sustentação da escultura, foram reaproveitados os recipientes plásticos descartados pela população e que poluem rios e mares.
Árvores produzidas na oficina
Reutilizar é dar nova utilidade a algo em vez de jogá-lo fora

Professor Jabim vestindo a camisa da sustentabilidade
Professor Ademir apresenta sua proposta para o uso consciente da água 
Assista ao vídeo:
"A importância de desenvolver das atitudes positivas, cidadãs e sustentáveis, visando à organização de uma sociedade mais equilibrada e à preservação da vida no planeta."
Reduzir o consumo de água seguindo alguns cuidados muito simples pode evitar o desperdício.
O equilíbrio e o futuro da água de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos, especialmente dos mares e oceanos.
Baseada no livro Educação Ambiental - Estrada para a Cidadania, a oficina de Arte e Tecnologia, itinerante na E.M. Maurice Maeterlinck e sob a orientação da professora Luciana, buscou promover nas atividades as  situações didáticas com os seguintes objetivos:
  • valorizar ações locais (individuais ou coletivas) relacionadas ao respeito e à preservação do meio ambiente;
  • valorizar atitudes e ações efetivas para reduzir os problemas ambientais;
  • proporcionar reflexões sobre o valor da vida e do meio ambiente, bem como sobre o respeito ao outro;
  • propiciar atividades interativas, lúdicas e que instiguem o interesse do aluno 
Atividade de arte com interatividade - jogo com círculos de jornal coloridos 
Preservar meio ambiente pode ser muito divertido e educativo!
Criação  de robôs-mascotes 
A proposta surgiu com a necessidade de criar um personagem que fosse um porta-voz da campanha ambiental 
Reutilizar é dar nova utilidade a algo em vez de jogá-lo fora
Reciclar é transformar coisas usadas em novas
Para manter nosso planeta vivo, faça sua parte!
Nossos agradecimentos para:
Coordenadoras da 6ª CRE - Rejane Faria e Rita Aguiar
Direção e equipe GED 6ª CRE
Direção e equipe do CIEP Oswald de Andrade
Direção e equipe da E. M. Maurice Maeterlinck
Direção da Arena Jovelina Pérola Negra

3 comentários:

  1. O Núcleo de Artes Grande Otello deu um show na 6ª CRE + 20. Parabéns a toda equipe! Abraços apertados em nossos maravilhosos alunos!
    Beijos,
    Kátia Barboza

    ResponderExcluir
  2. Lindo trabalho! Um mix de bons profissionais sempre resulta em grandes obras! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Trabalho marcante! Fiquei impressionada pela alegria de todos envolvidos no trabalho, a beleza das obras e o sorriso dos alunos! Parabéns pelo empenho de levar e fazer Artes com carinho e dedicação! Lindo demais!!!
    Bianca Borges

    ResponderExcluir