Páginas

domingo, 9 de junho de 2013

Recorte e Colagem

Recorte e Colagem é uma das modalidades da Oficina de Arte e Tecnologia, coordenada pela professora Luciana Guimarães Rodrigues de Lima.
COLAGEM é um termo genérico e serve para designar todo e qualquer trabalho que resulte da aplicação de material colado numa superfície.
Segundo Fonseca (2009),  conceito de colagem, a collage, foi pensado durante o século XX por Max Ernst e aderido por muitos  artistas  relacionados  a  vários movimentos,   principal-mente ao surrealismo. Durante o período pós-guerra, esses movimentos continuaram existindo e, certamente, estão hoje mesclados de alguma maneira às manifestações artísticas.
"Observar uma collage é fazer o exercício de perceber a articulação das imagens e associá-las primeiro a seu contexto habitual e em seguida ao novo contexto proposto pelo artista. Esse processo faz da collage uma linguagem importante também na educação. Pois serve de estímulo na relação do ser humano não apenas com a obra de arte, mas com seus conhecimentos e experiências." (FONSECA, 2009, p. 63)
Iremos conhecer artistas que utilizam essa técnica e se apropriam não só das imagens , mas de materiais alternativos nas suas obras.
Colagem criada para o Dia das Mães
 Colagem realizada a partir da proposta do uso consciente da água
"Essa linguagem, que dialoga com  todas as expressões artísticas, surgiu junto a todas as mudanças das vanguardas modernistas, e modifica-se ou desenvolve-se até os dias de hoje, com as  influências dos acontecimentos em cada período e com a capacidade do artista de criar, recriar, perceber e idealizar o mundo. A collage é a arte que dá uma nova chance para a imagem criada na consciência humana, a chance de ser luz de reflexão, grito de protesto ou suspiro do inconsciente." (FONSECA, 2009, p. 63)
Homenagem ao Ano Internacional da Cooperação pela Água

Referências: FONSECA, Aline Karen. COLLAGE: A COLAGEM SURREALISTA. Revista Educação-UnG, v. 4, n. 1, p. 54-64, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário