Páginas

sábado, 30 de junho de 2012

Uma Visita Muito Especial


Poucas cidades possuem tantos locais de passeio e tour relacionados à construções e sítios históricos como o Rio de Janeiro. Com isso percebemos a necessidade de transmitir aos nossos alunos um pouco dessa história através da conscientização cultural, desenvolvendo atividades artística para transmitir as belezas da cidade. Relacionando os temas de culturas e sustentabilidade a oportunidade do Brasil estar sediando uma Conferência tão importante nos dias atuais, como a Rio +20. Assim escolhemos o Projeto Cultural Caminhos do Rio como uma das etapas mais importantes do desenvolvimento do trabalho.

O Projeto GRANDES NOMES, do Núcleo de Arte Grande Otelo-2012, teve como ponto alto, - e muito esperado, no dia 6 de junho, a visita da professora e arquiteta Renata de Faria Pereira, autora do projeto cultural CAMINHOS DO RIO.
Os alunos participaram de um "workshop", com a ajuda dos professores Jabim Nunes e Márcia Cazer, no espaço da Sala de Leitura Polo do Ciep Oswald de Andrade.
Com o caderno de atividades do projeto cultural, que utilizaram na aula-passeio, eles relizaram algumas atividades com a professora Renata, e assistiram também a uma pequena projeção sobre a história da fundação da Cidade do Rio de Janeiro.
Nossa! Brincando com cenas de teatro, vivenciaram alguns momentos da história , motivados a importância de se conhecer a história da cidade e de bem preservá-la.
“Foi uma experiência excelente para nossa equipe, constatar que, o aula passeio sobre a história do Rio motivou-os muito ao estudo do tema". "Olhá-los analisar as atividades da publicação, saber que cada aluno tem seu próprio exemplar... tudo isso é muito positivo!.. Tínhamos o compromisso de passar um pouco a História da Arte, da Arquitetura e da nossa sociedade colonial. O passeio cultural que realizamos teve como tema a “Origem da Cidade do Rio de Janeiro”, ou seja a história urbana do Rio colonial, de 1565 a 1808.
Dessa forma, foram objeto principal de análise dos estudantes, as edificações históricas da Praça XV de Novembro e vizinhanças, destacando-se, aí,
o barroco, rococó e a paisagem urbana!!! Como foram lindas essas descobertas!
Ninguém imaginava tanta beleza, tanta arte escondida!Durante a aula, com o caderno de atividades em mãos, era supreendente ver como os estudantes ficavam maravilhados.Vimos um pouquinho de tudo. Foi um sucesso!
Para finalizar, nós, do Núcleo de Arte Grande Otelo, acreditamos que é possível preservar, defender e cuidar do nosso Rio de Janeiro, cidade que queremos maravilhosa para todos, para Anchieta e Leblon, Santa Cruz e Flamengo! Basta a gente estudar e acreditar! Juntos conseguiremos um Rio cada vez melhor! “A aula que minha turma teve com a autora Renata, foi ótima e útil para compreendermos melhor a origem de nossa cidade. Mostrou um divertido teatro com os alunos de nossa sala, muito legal! No livro havia um pássaro professor chamado Criu, muito bonitinho. Espero que ela venha mais vezes dar aulas para a gente.” (Evelyn Botelho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário