Páginas

segunda-feira, 18 de março de 2013

Uma Proposta do Núcleo de Arte e os Registros de Nosso Centro de Estudo do Dia 15 de Março 2013


O ponto alto do Centro de Estudo do dia 15 de março foi os professores compartilharem com os colegas suas primeiras experiências nas oficinas itinerantes realizadas nas escolas da 6ª CRE durante este mês. 

Após os relatos e os informes importantes, repassados pela profª Érika, um grupo de professores foi terminar de preparar as salas, para recebermos os alunos nas oficinas que iniciam em abril, e outro grupo foi até as escolas vizinhas, E.M. Antenor Nascente e E.M. Guilherme Tell, reforçar a importância da participação dos alunos nos projetos de extensividades educacionais, que fazem parte da proposta de Educação Integral

O que é Educação Integral? A proposta do governo federal de uma educação integral é a de "desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos. Um grande desafio, mas que já começa a tomar forma".(1) 

Assim, projetos como os das oficinas do Mais Educação e os Centros de Unidades de Extensão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Centros de Pesquisa e Formação em Ensino Escolar de Arte e Esporte) - como as propostas dos Núcleos de Arte, por exemplo -vem para oportunizar esta concepção de uma educação integral.

Desde fevereiro de 2013, professores do Núcleo de Arte Grande Otelo tem feito a divulgação de nosso novo espaço (e das novas oficinas oferecidas) nas demais escolas da 6ªCRE.

REGISTROS DE IMAGEM DA REUNIÃO







DIVULGAÇÃO DAS OFICINAS NAS ESCOLAS



OUTRAS AÇÕES...
Prof. Jabim espalhando em nosso novo espaço a alegria do trabalho de seus alunos 

Prof. Bruno trabalhando na diagramação do folder


NOTAS
(1) A citação é do texto: ENSINO INTEGRAL - O que é educação integral? (06/04/2011) - Educar Para Crescer: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/educacao-integral-624287.shtml  (Acesso: 17/03/2013).
(2) Manual específico relativo à Educação Integral (PDf), Portal MEC, 2012: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=11452&Itemid= (Acesso: março de 2013)
(3) Educação Integral - Texto de Referência para o Debate Nacional - Série Educação, Portal MEC, 2009: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cadfinal_educ_integral.pdf (Acesso:  março de 2013)
(4) Sobre o Programa Mais Educação: "O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica." Programa Mais Educação, Portal MEC:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16689&Itemid=1115 (Acesso: março de 2013)
(5) Cultura e Arte - Série Cadernos Pedagógicos - PDE, Programa Mais Educação, MEC: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=12329&Itemid=  (Acesso: março de 1013)

Postagem e fotos: Imaculada Conceição M. Marins

Nenhum comentário:

Postar um comentário