Páginas

sábado, 30 de março de 2013

Oficina Itinerante de Talentos

Alunos de Turma do Projeto Autonomia Carioca da E. M. Alexandre Farah se destacam como talentosos DJ's na Oficina Itinerante articulada por mim, nesta mesma unidade, durante o mês de março. Depois de uma aula teórica e explicativa sobre técnicas, postura e dinâmica para se comandar uma programação musical ou um evento festivo, vieram os melhores momentos. Os alunos se soltaram e se divertiram no Virtual DJ e no microfone. Ensinar e aprender com prazer e arte efetivamente surtem efeitos surpreendentes. Tá na hora de comandar o som e colocar o Núcleo de Arte Grande Otelo no ar!
Profº Nilton Barbosa


sexta-feira, 29 de março de 2013

APRESENTAÇÃO DE DANÇA

APRESENTAÇÃO DE DANÇA COM AS TURMAS DE PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO ANO DA E.M. NORONHA SANTOS - PROFESSORA CARMEM SOUZA


Postado por Carmem Souza

AULAS DE DANÇA

ITINERÂNCIA  - AULAS DE DANÇA NA E.M. NORONHA- NÚCLEO DE ARTES GRANDE OTELO - PROFESSORA : CARMEM SOUZA






















Postado por Carmem Souza

quinta-feira, 28 de março de 2013

Atenção Professores que Trabalham com Audiovisual: Inscrições para o Concurso do Dia Mundial da Internet Segura 2013 e Festival Literatura e Vídeo 2013

 Alunos na Oficina Itinerante de Vídeo-Animação 2013 do Núcleo de Arte Grande Otelo/6ªCRE

Olá, Colegas arte-educadores (e demais professores), que trabalham com audiovisual! As inscrições para o Concurso Safernet e GVT do Dia Mundia da Internet Segura 2013 foram prorrogadas até dia 30 de abril! E ainda: foi alterada a idade mínima para participar (que agora é a partir dos 13 anos de idade)! Confiram o (novo) regulamento no site: http://www.diadainternetsegura.org.br/site/sid2013/concurso-gvt



Ainda: Participem também do Festival Literatura em Vídeo, um concurso de vídeos produzidos a partir da leitura de uma das obras de ficção do catálogo da Editora Ática ou da Editora Scipione. "Quem pode participar? Alunos matriculados no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, coordenados por um educador responsável. Qual o objetivo do festival? Incentivar o hábito da leitura nos jovens de uma maneira divertida, estimular a criatividade e apoiar o educador em seu trabalho dentro da sala de aula. [...] O cadastro do educador e o envio dos vídeos serão permitidos até o dia 27 de outubro." Saibam mais no site: http://www.literaturaemvideo.com.br/



E não esqueçam que as inscrições para o Festival Visões Periféricas - como já falamos em uma postagem anterior (clicar aqui) - vão até o dia 19 de abril (as inscrições foram prorrogadas até 20 de maio de 2013)!




Postagem e foto (da itinerância): Profª Imaculada Conceição M. Marins

terça-feira, 19 de março de 2013

Atenção Professores que Trabalham com Audiovisual: Inscrições para o Anima Mundi 2013 e Festival Visões Periféricas 2013!


Olá, Colegas arte-educadores (e demais professores), que trabalham com audiovisual! As inscrições para o Festival Anima Mundi 2013 foram prorrogadas até dia 25 de março! Acessem o link, cadastrem-se e inscrevam seus filmes e de seus alunos: http://www.animamundi.com.br/ (para alunos, a inscrição deve ser na categoria Futuro Animador - mais informações no próprio site).

As inscrições para o Festival Visões Periféricas vão até o dia 19 de abril (ver as informações nos parágrafos a seguir - ou no link: http://www.visoesperifericas.org.br/2013/index.html). Podemos inscrever na categoria Visorama filmes de até 30 min produzidos por nossos alunos.


Festival Visões Periféricas 2013 (7ªedição) – Audiovisual, Educação e Tecnologias


[as inscrições foram prorrogadas até 20 de maio de 2013]


"O Festival Visões Periféricas possui três eixos de trabalho, o audiovisual, a educação e a tecnologia. Articulando cada um desses eixos, o festival há sete anos tem a missão de ampliar o universo de expressão e percepção estética das múltiplas periferias brasileiras, mas também repensar a periferia como um conceito sujeito a deslocamentos e permanentes revisões".

 "Suas principais mostras aqui destacadas procuram reunir os filmes selecionados a partir desses três pilares. Durante os sete dias em que acontece, o festival promove o encontro e diálogo entre o público e diretores de diversas partes do país e região ibero-americana. Os filmes selecionados refletem a diversidade de contextos de realização e estilos formais. O Visões Periféricas procura sobretudo ser uma experiência estética que nasce da eletricidade gerada nesses encontros, o maior legado que o festival pode deixar nas mentes e corações de quem participa dele".


"O Visões Periféricas também é um festival pioneiro no Rio de Janeiro, não só foi o primeiro a criar um espaço privilegiado para filmes e realizadores oriundos de oficinas, escolas livres e projetos e formação do Brasil e Ibero-américa, como também é pioneiro a realizar exibições sistemáticas em regiões da cidade que até então não eram contempladas por festivais desse porte, como as favelas cariocas. Ele atualmente acontece em salas de cinemas, cineclubes, praças e ruas da cidade.

É por tudo isso que hoje o festival é uma referência no país para jovens realizadores, pesquisadores e o público em geral. Aguardamos a sua inscrição e convidamos você para fazer parte desse processo de renovação do audiovisual brasileiro. Participe dessa 7ª edição.

 Visões Periféricas, todo mundo tem a sua! Inscrições até o dia 19 de abril para as mostras:

 1 - Visorama: filmes de até 30 min produzidos por alunos de oficinas, escolas livres e projetos de formação audiovisual.
2 - Fronteiras Imaginárias: filmes de até 30min produzidos por realizadores independentes e coletivos de audiovisual.
3 - Ibero-americana: filmes de até 30min de oficinas, escolas livres e coletivos de audiovisual localizados nos países dessa região, exceto Brasil. Obs: o regulamento e ficha de inscrição desta mostra encontram-se traduzidos para o espanhol neste site. Excepcionalmente para esta mostra a data limite de inscrição é 10 de maio.
4 -  Tudojuntoemisturado: filmes de até 5min produzidos por qualquer realizador, através de dispositivos móveis. São aceitos vídeos no formato remixagem, mashup e videoclipe".

[As informações acima foram retiradas do site do evento: http://www.visoesperifericas.org.br/2013/index.html]


Postagem e fotos: Profª Imaculada Conceição Manhães Marins

segunda-feira, 18 de março de 2013

Uma Proposta do Núcleo de Arte e os Registros de Nosso Centro de Estudo do Dia 15 de Março 2013


O ponto alto do Centro de Estudo do dia 15 de março foi os professores compartilharem com os colegas suas primeiras experiências nas oficinas itinerantes realizadas nas escolas da 6ª CRE durante este mês. 

Após os relatos e os informes importantes, repassados pela profª Érika, um grupo de professores foi terminar de preparar as salas, para recebermos os alunos nas oficinas que iniciam em abril, e outro grupo foi até as escolas vizinhas, E.M. Antenor Nascente e E.M. Guilherme Tell, reforçar a importância da participação dos alunos nos projetos de extensividades educacionais, que fazem parte da proposta de Educação Integral

O que é Educação Integral? A proposta do governo federal de uma educação integral é a de "desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos. Um grande desafio, mas que já começa a tomar forma".(1) 

Assim, projetos como os das oficinas do Mais Educação e os Centros de Unidades de Extensão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Centros de Pesquisa e Formação em Ensino Escolar de Arte e Esporte) - como as propostas dos Núcleos de Arte, por exemplo -vem para oportunizar esta concepção de uma educação integral.

Desde fevereiro de 2013, professores do Núcleo de Arte Grande Otelo tem feito a divulgação de nosso novo espaço (e das novas oficinas oferecidas) nas demais escolas da 6ªCRE.

REGISTROS DE IMAGEM DA REUNIÃO







DIVULGAÇÃO DAS OFICINAS NAS ESCOLAS



OUTRAS AÇÕES...
Prof. Jabim espalhando em nosso novo espaço a alegria do trabalho de seus alunos 

Prof. Bruno trabalhando na diagramação do folder


NOTAS
(1) A citação é do texto: ENSINO INTEGRAL - O que é educação integral? (06/04/2011) - Educar Para Crescer: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/educacao-integral-624287.shtml  (Acesso: 17/03/2013).
(2) Manual específico relativo à Educação Integral (PDf), Portal MEC, 2012: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=11452&Itemid= (Acesso: março de 2013)
(3) Educação Integral - Texto de Referência para o Debate Nacional - Série Educação, Portal MEC, 2009: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cadfinal_educ_integral.pdf (Acesso:  março de 2013)
(4) Sobre o Programa Mais Educação: "O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica." Programa Mais Educação, Portal MEC:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16689&Itemid=1115 (Acesso: março de 2013)
(5) Cultura e Arte - Série Cadernos Pedagógicos - PDE, Programa Mais Educação, MEC: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=12329&Itemid=  (Acesso: março de 1013)

Postagem e fotos: Imaculada Conceição M. Marins

quinta-feira, 14 de março de 2013

Oficina de Animação na E.M. Ernani Cardoso (Professora RosimériI)


Tânia Mara Goulart, uma incentivadora da parceria
Itinerância: Parceria entre o Centro de Pesquisa e Formação em Arte - Núcleo Grande Otelo e EDI Ernani Cardoso
Tânia Mara Goulart, diretora geral e Eliane Santos, diretora adjunta
Professora Kelly da turma EI 10

EXPERIÊNCIAS NA OFICINA DE ANIMAÇÃO
Olhares atentos
Mãos criando personagens...
Ensaiando
Alunos da Oficina em AÇÃO!
A alegria dos pequenos do EDI Ernani Cardoso ao manipularem os equipamentos da oficina de Animação.
Postagem e fotos: Rosiméri França