Páginas

domingo, 18 de outubro de 2015

Aulas de Animação Digital em 2D e Edição com Tecnologias Simples: Oficina Animação Trash 2015 - Profª Imaculada Conceição

 Pablo e uma de suas animações no Pivot/Paint

É possível fazer animações digitais com tecnologia simples, de fácil uso e acessível? Sim, com os programas Pivot (gratuito) e Paint e Windows Movie Maker (que fazem parte do pacote Office, do Windows, o sistema operacional mais comum na maioria dos computadores) é possível criar animações!

Este segundo semestre de 2015, na oficina "Animação Trash", coordenada pela Profª. Imaculada Conceição, nos dedicamos em especial às aulas de animação digital 2D, com tecnologia simples, usando os programas Pivot e Paint (para animar), e o Windows Movie Maker, para a edição final.

A "lógica" da arte da animação é a mesma das demais que os alunos experimentaram no primeiro semestre de 2015 (stop motion, com recortes e massinha, e pixilation - animação com seres animados, no caso, com os alunos como personagens: ver postagens de nossa oficina: clique aqui ). Ou seja, para cada "frame" registrar um movimento e salvar, assim sucessivamente, e ir salvando na "linha de tempo" do programa. A diferença é que em vez de se usar a câmera fotográfica para os registros de cada "frame", usa-se o programa Pivot, e em vez de desenhar personagens para recortar (stop motion com recortes) ou modelar bonecos de massinha (stop motion com massinha), usa-se os recursos do Pivot para criar os personagens e as sequencias animadas. Veja também nossa postagem mais recente sobre experiências com animação 2D em nossa oficina (clique aqui)  - "postagem em construção".

O Paint foi usado em especial para os cenários e, em alguns casos, para pequenas inserções animadas. Depois da animação pronta no Pivot/Paint é preciso editar. Os alunos usaram o Windows Movie Maker para as edições parciais (cenas, introdução de efeitos nas cenas etc.) e finais, junção de todas as cenas na ordem estabelecida, colocação dos créditos, da abertura etc.
 

Alex analisando sua animação
 
Além das produções coletivas, como, por exemplo, as animações em "pixilation", ou o vídeo "Unauá" (primeiro semestre de 2015), que contou com a participação de vários alunos da oficina e onde cada um ficou responsável por pelo menos uma parte da realização do filme (ver postagem sobre clicando aqui), buscamos oportunizar as produções "autorais", individuais, como esses pequenos vídeos de animação em Pivot/Paint (ou, no primeiro semestre, os "folioscópios digitalizados" - ver postagem aqui), onde cada aluno é responsável por todo processo de elaboração e edição dos (seus) vídeos.  Muitos dos alunos que procuram a oficina de vídeo-animação do Núcleo de Arte esperam ter a oportunidade de realizar "trabalhos autorais" e ficam muito satisfeitos ao produzirem sozinhos suas animações!  Alguns alunos (Lucas, 11 anos, Alex, 10 anos, Pablo, 9 anos, e Pedro, 7 anos) se empolgaram tanto com a técnica que decidiram fazer séries animadas de episódios e personagens que eles foram criando com os programas Paint/Pivot.


Durante as aulas, os alunos apresentaram seus gostos pessoais de animações online e/ou jogos animados que curtem.

Como as aulas são também de edição de vídeo (continuação), os alunos estão editando animações produzidas nas técnicas pixilation e stop motion, realizadas no primeiro semestre e que ainda não tinham ainda sido finalizadas.

Em breve, postaremos as produções das animações (digitais em 2D - Pivot/Paint - e as demais editadas neste semestre) em nosso canal do YouTube:  https://www.youtube.com/user/imaculadacon

Lucas e um dos episódios de "Bill", série animada em Pivot/Paint de sua autoria
Lucas experimentando letras...


 Pablo e uma de suas animações
Frame da animação de Pablo

 Stefany mostrando para a Profª Imaculada seu jogo (animado) online favorito

 Alex e outra animação sua

A animação de Alex sendo editada no Windows Movie Maker
 Pedro e sua primeira animação

Profa Imaculada com os alunos Pedro e Alex

 Criando no Paint o cenário para a animação no Pivot

Depois de criar a animação no Pivot/Paint é preciso editar (aluno editando no Windows Movie Maker)

Lucas editando no Windows Movie Maker uma animação em "pixilation", que ele e seus colegas realizaram no 1ºsemestre


Lucas e sua animação, usando "Print" de página da rede

Lucas e sua animação, usando "Print" de página da rede


Lucas e o "Portal" por onde seu personagem passa para entrar na animação que ele está criando

 Lucas apresentando suas animações online favoritas: a série "Desnecessauro" (Gato Galático)

 Outro episódio de "Desnecessauro", animação favorita de Lucas

Sexta-feira é dia de parcerias: Profa. Letícia  (Animação) e Prof. Igor (Percussão)

 Prof. Igor, da Oficina de Percussão, orientando o aluno Pablo como dublar seu vídeo

 A aluna Isabelle e Profª Imaculada

Aluna Isabelle e sua animação em Pivot/Paint

 Alex mostrando seus experimentos no programa "Mine-Imator", cujos "personagens" e ambientação lembram o jogo digital favorito da maioria dos alunos, "Minecraft"

 Alex mostrando uma animação digital que está experimentando

Lucas mostrando um programa de animação digital que curte
 
Professora Imaculada com a blusa do Festival "Anim!Arte"! As produções da oficina "Animação Trash" participaram do Anim!Arte 2009 e do Anim!Arte 2014!
 
Alex com a blusa da Mostra Cine Índio Brasil, da qual participamos este ano, 2015, com a animação "Unauá".

Momento de descontração...


 Postagem Imaculada Conceição Manhães Marins

Nenhum comentário:

Postar um comentário