Páginas

segunda-feira, 8 de julho de 2013

MATERIAL PARA REVISÃO - OFICINA DE ANIMAÇÃO EXPERIMENTAL 2013


Material que preparei para os alunos da Oficina de Animação Experimental 2013 do Núcleo de Arte Grande Otelo poderem revisar o que trabalhamos durante o primeiro semestre de 2013.
O PPP (Projeto Político Pedagógico) de nosso Núcleo é "Rio Conexão com o Mundo", comecei então falando um pouco do animador que dá nome a nossa sala, dei prosseguimento com as práticas trabalhadas na oficina durante o 1º semestre de 2013 e conclui com sugestões, dicas de consulta.
Como a idade de meus alunos varia dos 6 a 14 anos, fiz um resumo numa linguagem clara, simples, precisa, e usando os exemplos dos trabalhos por eles realizados.
Este material, na forma impressa, que os alunos receberam, não tem, claro, as imagens animadas que aparecem aqui, nesta postagem do blog. Para assistir às demais animações citadas, visitar o canal do YouTube onde elas estão postadas: http://www.youtube.com/user/imaculadacon
Em breve, postarei no blog os primeiros vídeos realizados na oficina e exibidos na I Semana de Eventos do Núcleo de Arte Grande Otelo 2013.

@
@     @

REVISÃO: OFICINA DE ANIMAÇÃO EXPERIMENTAL (1ºSEM./2013) 
CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO EM ARTE
NÚCLEO DE ARTE GRANDE OTELO - 6ªCRE

Profª Imaculada Conceição

1. A SALA: a sala de vídeo-animação do Núcleo de Arte Grande Otelo se chama "Carlos Saldanha" em homenagem ao animador carioca, que se tornou internacionalmente conhecido por ter dirigido animações como, Robôs, A Era do Gelo, Rio...

O animador Carlos Saldanha e seus personagens do filme Rio

Carlos Saldanha nasceu no Rio de Janeiro, em 20 de junho de 1968. Antes de se dedicar ao cinema de animação, ele se interessou por computação. Atualmente, Saldanha se divide entre o Brasil e os EUA, onde já vive há 20 anos e trabalha no estúdio da Blue Sky, localizado em Nova York.

2.  AS TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO QUE COMEÇAMOS A TRABALHAR NO 1ºSEMESTRE 2013

2.1. STOP-MOTION: É a técnica de animação foto por foto (quadro a quadro), usando como recurso a câmera fotográfica. Fizemos animações com massinha de modelar, com recortes de papel, recortes de emborrachados e outros materiais, com objetos variados etc. Como se faz? Coloca, por exemplo, um boneco de massinha em cena, mexe ele um pouquinho e fotografa (a câmera precisa estar fixada no tripé), mexe mais um pouquinho o boneco e fotografa, e assim várias vezes... para (re)criar a ilusão de movimento ou de metamorfose. É preciso tirar mais ou menos umas 20 fotos para cada segundo de animação.

Na foto, um stop-motion com recortes de papel e emborrachado



Dois exemplos de animação na técnica ("artesanal") stop-motion com massinha de modelar: "A Ilha" e "O Mistério da Maça"


2.2. PIXILATION: É a técnica de animação em que se fotografa seres vivos, em vez de objetos ou desenhos. Quando fizemos, por exemplo, a animação "Os Lápis Mágicos"", usamos a técnica pixilation. E usamos também a técnica stop-motion nessa mesma animação; alguém sabe dizer por quê? Acertou quem disse, quando mexemos, por exemplo, os lápis, pois os lápis não são seres vivos e a técnica pixilation caracteriza a animação com seres vivos, com pessoas...

A animação "Os lápis Mágicos", pixilation e animação de objetos em stop-motion



Os exercícios de animação, "Paparazzos" (acima) e "O Feiticeiro" (a seguir) também foram na técnica pixilation


2.3. ANIMAÇÃO 2D NO COMPUTADOR: Conhecemos os programas: Pivot, Paint e Pencil


2.4. ANIMAÇÃO COM DESENHOS: uma sequência de desenhos criando a ilusão de movimento ou de metamorfoses.

Animação: "Desenhando na Lousa" (sequência de desenhos no quandro de escrever)


Animação: "Ploft!" (sequência de desenhos escaneados)

3. ANIMAÇÃO PRÉ-CINEMA

3.1. TAUMATRÓPIO: É um "brinquedo óptico", um brinquedo de animação que se faz com dois círculos de papel. No exemplo a seguir, foi desenhada uma gaiola num círculo e desenhado um pássaro no outro. Quando giramos os círculos, temos a ilusão de ver um pássaro dentro da gaiola.


Girando o taumatrópio, temos uma "ilusão de ótica": e a ilusão de ótica é o "truque" da animação!

Testando o taumatrópio...

3.2. FOLIOSCÓPIO - FLIP-BOOK: São "brinquedos ópticos", em que se desenha em folhas de papel uma sequência para ser "animada". Quando folheamos o livro (flip-book) ou quando mexemos o folioscópio de duas folhas, temos a ilusão do movimento.


Assista a seguir a animação de um flipbook 

Flip-book (folioscópio de muitas folhas: livrinho animado)

Folioscópio (de duas folhas): ilusão de ótica de movimento simples

4. VOCÊ LEMBRA O QUE É UM STORYBOARD? Storyboard é o roteiro da animação que vamos realizar. Ele se parece um pouco com uma história em quadrinhos, com a diferença que não é para ficar só no papel, mas para ganhar vida, movimento, se transformar numa ANIMAÇÃO!

Criando um storyboard... "Os Quatro Bonecos"

Storyboard da animação "O Mistério da Maçã"

5. VÁRIOS ALUNOS FIZERAM "MAKING OFF" DAS AULAS... O QUE É MAKING OFF? Quando filmamos ou fotografamos a partir dos bastidores de uma filmagem, quando registramos como o filme foi feito, como foi realizado, damos a isso o nome de "making off".


6. O QUE É O ANIMAMUNDI? É um dos maiores festivais de animação do mundo, e que acontece no Brasil! Visite o blog do Anima Mundi e fique por dentro: http://blog.animamundi.com.br/ - ou clique na imagem a seguir...


7. DICAS

7.1. Pesquise mais sobre como fazer animação no site do ANIMA ESCOLAhttp://www.animaescola.com.br/br/

7.2. Baixe a cartilha do ANIMA ESCOLA: http://www.animaescola.com.br/br/documentos - ou clique na imagem a seguir...


Nenhum comentário:

Postar um comentário