Esta semana, de 24 a 27 de junho, acontece a SEMANA DE EVENTOS no nosso Centro de Pesquisa e Formação em Arte - Núcleo de Arte Grande Otelo / 6ªCRE. E a Oficina de Animação Trash - Animação Experimental também apresentará suas produções.
Como eu ainda não tinha feito nenhuma postagem da Oficina de Animação da sede (só a da itinerância) do Núcleo de Arte, e meus alunos da sede estavam curiosos para ver no blog a realização de seus trabalhos, decidi não protelar mais e postar as fotos de nossas aulas dos meses de abril, maio e junho, e um resumo de nossa proposta de trabalho.
Sala Carlos Saldanha, esta é a sala de vídeo-animação do nosso Núcleo de Arte, em homenagem ao animador carioca, conhecido internacionalmente por suas produções de sucesso, como A Era do Gelo e Rio
A oficina de Animação Experimental do Núcleo de Arte Grande Otelo 6ªCRE-RJ é oferecida aos alunos da rede pública municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro, no contra-turno de suas aulas regulares. O objetivo geral é trabalhar a linguagem da animação, oportunizando a vivência de experiências no campo desta arte. Apresentar, conhecer e experimentar alguns conceitos e técnicas elementares (e "artesanais") de animação, dentro da estética poética "trash", que possibilita mais liberdade de criação (já que leva em conta o improviso e escolhas aleatórias e inusitadas) e uma preocupação menor quanto a escassez de recursos e/ou de tempo - e assim compreender a lógica e a mágica da arte do cinema de animação.
O cinema (live-action) é a arte e a técnica de registrar imagens em movimento. A animação é a de dar movimento a imagens e objetos, melhor, de proporcionar a ilusão do movimento. Além das experimentações práticas, para que os alunos compreendam o que é uma animação e aprimorem seu olhar serão apresentados vídeos de animação, não somente de realizadores consagrados, como também os realizados por alunos (em anos anteriores ou em outros espaços escolares), assim como o de amadores ou de artistas iniciantes que estejam disponíveis online.
Para fazer animação são necessários disciplina, concentração, persistência, uso da criatividade e espírito de colaboração (já que a animação tem várias etapas e delas dependem diversos profissionais).
Na avaliação geral do trabalho, vejo como importante levar em conta a capacidade que os alunos demonstrarem na compreensão do que é a mágica da animação: como dar movimento a objetos inanimados? Como criar efeitos ópticos ("efeitos especiais" simples)? A capacidade de colaboração e de autonomia. E a capacidade poética de trabalhar com o improviso, com o inusitado, com o acaso, demonstrando a capacidade de criar e recriar realidades estéticas a partir do que se apresenta como material e ideias propostas.
Há um animador carioca, que, inclusive, dá nome a nossa sala, Carlos Saldanha, que ganhou projeção internacional ao ir trabalhar nos EUA e dirigir algumas das mais famosas animações de nossos dias: Rio, A Era do Gelo etc. Bom para uma inspiração "profissional", mas não exatamente para o que proponho com esta oficina. Aliás, minha preferência em relação a animadores cariocas de "projeção internacional" (já que o PPP do Núcleo de Arte Grande Otelo é "Rio - Conexão com o Mundo") é antes pelos criadores do Festival Anima Mundi.
Poderíamos dizer que enquanto Carlos Saldanha, com o cinema de animação, "levou o Rio" para o mundo, os criadores do Festival Anima Mundi, Marcos Magalhães,
Aida Queiroz, Cesar Coelho, Lea Sagury, trouxeram o mundo para dentro do Rio (e do Brasil, já que o Festival não acontece mais só no Rio de Janeiro).
Como a proposta desta oficina é a de uma "criação aberta", de criação a partir do encontro com o inusitado, com o acaso (o que e como criar a partir de elementos e ideias que se apresentam?), não pensei de início em fechar com nenhum artista como referência, nem do cinema de animação e nem das artes visuais. Cheguei a pensar em alguns artistas cariocas de projeção internacional, que trabalham(vam) abertura de propostas, como Helio Oiticica e Cildo Meireles... Mas prefiro deixar a referência em aberto. Pode acontecer de visitando uma exposição aqui no Rio, ou um dos espaços culturais ou turísticos de nossa cidade, ou assistindo a um filme etc., ocorram ideias interessantes para trabalharmos. Um pouco como no espírito do "coletivo de arte" carioca, OPAVIVARÁ, cuja proposta é "realizar experiências poéticas coletivas interativas. As ações devem gerar fluxos de arte e poesia no espaço ocupado"...
Nossa sala...
Nossa sala...
Nossa sala...
Tirando uma casquinha da sala de artes visuais. Uma pose com a professora, depois do exercício de animação
Criando storyboard...
Um exercício no quintal do Núcleo de Arte
Modelando personagens...
Taumatrópios: brinquedos ópticos (animação pré-cinema)
Criando storyboard...
Inspirados nos bonecos criados pelos alunos da professora Denise Macieira, os alunos (re)criaram os seus personagens...
Arthur e seus personagens surreais...
Alunos pesquisando na rede e desenhando o animador carioca, Carlos Saldanha, e seus personagens
O animador carioca Carlos Saldanha na visão dos alunos
Cibelle pintando o artista que dá nome ao Núcleo de Arte da 6ª CRE, Grande Otelo, desenhado pelo aluno Kauan
Criando animações em 2D no computador (Pivot e Paint)
O
Pardal Distraído, uma animação a partir do exercício de criação de storyboard da aluna Cibelle, em stop-motion com recortes
Cena de
O Pardal Distraído
O aluno Alecksandrew muito satisfeito com as peças em massinha que criou para a animação de sua autoria,
O Mistério da Maçã, que contou com a participação de seus colegas para a criação dos personagens
Depois da gravação de
Os Lápis Mágicos
Criando storyboard...
Peças de brinquedo dão uma animação!
Rubilemes e Alecksandrew em
Os Lápis Mágicos
Rubilemes e Alecksandrew em
Os Lápis Mágicos
Os Lápis Mágicos
Lucas e Alecksandrew animando
Os Lápis Mágicos
Os bonecos produzidos pelos alunos da professora Denise participaram de uma cena de animação e ainda inspiraram os alunos a (re)criarem os seus personagens...
O aluno Lucas assistindo ao vídeo
Animando, de Marcos Magalhães, um dos fundadores do Anima Mundi. O vídeo, embora seja da década de 1980, guarda sua atualidade ao apresentar os fundamentos básicos da arte da animação, as técnicas "artesanais" do cinema de animação...
Grande Otelo, artista que dá nome ao nosso Núcleo de Arte
O aluno Kauan (acima) que fez os desenhos que Cibelle está pintando na foto a seguir
Cibelle pintando dois desenhos de Kauan
Cena de uma animação de João Paulo
A minhoca de massinha, que participou do exercício de animação,
O Mistério da Maça, também participou de
Gogui Come, com algumas modificações...
Exercício de Animação 2D no computador (Pivot e Paint)
Ra, animação com recortes, do aluno Arthur
Alunos preparando o mural para a
U.E.xpondo 6ªCRE
Lael criando uma personagem
Mural montado pelos alunos para a
E.U.xpondo 6ªCRE, com o making off das aulas
Professora Imaculada orientando a aluna Melissa
Animando na lousa
Depois do exercício de animação,
Os Lápis Mágicos
Os alunos Reuel, Rubilemes, Lael, Cibelle, Melisa, João, Lucas depois do exercício de animação,
Os Lápis Mágicos
Stop-motion com massinha de modelar
Making off de
O Feiticeiro
Stop-motion com massinha de modelar
Cenas do exercício de animação: Paparazzos
Cenas do exercício de animação:
Paparazzos
Cenas do exercício de animação:
Paparazzos
Cenas do exercício de animação:
Paparazzos
Cenas do exercício de animação:
Paparazzos
Cenas do exercício de animação:
Paparazzos
Animação de João Paulo
Animação de João Paulo
Desenho do stroyboard de João Paulo
Desenho do stroryboard de João Paulo
Aluno desenhando o animador carioca, Carlos Saldanha
Abertura do exercício de animação que ganhou o nome de
O Feiticeiro
O Feiticeiro
O Feiticeiro
Alunos dando cobertura no making off
As irmãs, Gabriela e Daniela, testando seus taumatrópios
- vídeo de Marcos Magalhães.
Jr., Alberto Lucena. Arte da Animação. Técnica e Estética Através da História. 2ª. ed. São Paulo: SENAC, 2002.
Érika Rodrigues Simões. A Linguagem da Animação como Instrumental de Ensino. Dissertação de Mestrado. Orientador: Nilton Gamba Junior. PUC-RJ, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. RJ: 14 de abril de 2010. Nota: A pesquisadora cita meu trabalho no Núcleo de Arte Grande Otelo neste seu estudo.
, Marcos. Cartilha Anima Escola – Realização: Anima Mundi. Em PDF:
(Acesso: 15/05/2013).
, Daniel. Estratégias digitais para o cinema de animação independente. Dissertação de Mestrado em Artes Visuais, EAB-UFMG, 2005.
- No Youtube, assista ao vídeo com uma entrevista com o animador Carlos Saldanha:
profª Imaculada Conceição M. Marins
professora Imaculada Conceição M. Marins e alunos.