
O Núcleo de Arte Grande Otelo foi inaugurado em março de 2009 com sede no CIEP Zumbi dos Palmares, em Acari/Fazenda Botafogo na cidade do Rio de Janeiro.


As linguagens oferecidas pelo Núcleo são: música, vídeo e animação, artes plásticas e artes literárias. Através dessas linguagens, busca-se ampliar o olhar e a percepção dos alunos, desenvolvendo a sensibilidade, a reflexão e a imaginação.

O objetivo do Núcleo é aumentar o contato com as várias formas de arte e a experiência com as diferentes etapas do trabalho, através do fazer, do conhecer e o pensar. Nas aulas, os alunos aprendem o vocabulário básico de cada linguagem para criarem seus próprios trabalhos, com consciência artística e social.

Nas oficinas de música os alunos aprendem habilidades específicas para a escrita e o fazer musical: apreciando, interpretando, improvisando e cuidando do desenvolvimento sonoro, pessoal e coletivo, assim como da formação do ouvinte consciente. Através das oficinas de flauta doce, teclado e canto coral são desenvolvidas as percepções rítmicas e melódicas.

Nas oficinas de Artes Visuais, os alunos aprendem as técnicas básicas da linguagem visual, seja através do desenho simples ou da composição pictórica. Através do contato com o ponto da linha, a forma, o volume, a cor e a textura, os alunos criarão suas formas próprias, usando a expressão livre e o trabalho orientado.




Nas oficinas de animação e vídeo, os alunos aprendem como construir narrativas através das imagens. Seja com o uso de técnicas variadas de animação, ou da ficção e do documentário – é desenvolvido o processo de criação desde o roteiro até a finalização dos projetos.



Na oficina de Artes Literárias, os alunos lêem contos, poesias, crônicas, romances, textos cibernéticos, peças de teatro, para enfim despertar o hábito da leitura e da produção de textos.



O homem não foi criado somente para servir de maneira utilitária, mas também para expressar seus sentimentos e formas artísticas, sua visão de mundo.

Texto enviado por Bruno B. por e-mail
Postado por Imaculada Conceição