Páginas

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Apresentação do Núcleo de Arte Grande Otelo



O Núcleo de Arte Grande Otelo foi inaugurado em março de 2009 com sede no CIEP Zumbi dos Palmares, em Acari/Fazenda Botafogo na cidade do Rio de Janeiro.
Neste curto período, vem oferecendo oficinas de diversas linguagens artísticas para alunos da rede pública municipal de escolas da 6ª CRE.

As linguagens oferecidas pelo Núcleo são: música, vídeo e animação, artes plásticas e artes literárias. Através dessas linguagens, busca-se ampliar o olhar e a percepção dos alunos, desenvolvendo a sensibilidade, a reflexão e a imaginação.


O objetivo do Núcleo é aumentar o contato com as várias formas de arte e a experiência com as diferentes etapas do trabalho, através do fazer, do conhecer e o pensar. Nas aulas, os alunos aprendem o vocabulário básico de cada linguagem para criarem seus próprios trabalhos, com consciência artística e social.


Nas oficinas de música os alunos aprendem habilidades específicas para a escrita e o fazer musical: apreciando, interpretando, improvisando e cuidando do desenvolvimento sonoro, pessoal e coletivo, assim como da formação do ouvinte consciente. Através das oficinas de flauta doce, teclado e canto coral são desenvolvidas as percepções rítmicas e melódicas.


Nas oficinas de Artes Visuais, os alunos aprendem as técnicas básicas da linguagem visual, seja através do desenho simples ou da composição pictórica. Através do contato com o ponto da linha, a forma, o volume, a cor e a textura, os alunos criarão suas formas próprias, usando a expressão livre e o trabalho orientado.



Nas oficinas de animação e vídeo, os alunos aprendem como construir narrativas através das imagens. Seja com o uso de técnicas variadas de animação, ou da ficção e do documentário – é desenvolvido o processo de criação desde o roteiro até a finalização dos projetos.


Na oficina de Artes Literárias, os alunos lêem contos, poesias, crônicas, romances, textos cibernéticos, peças de teatro, para enfim despertar o hábito da leitura e da produção de textos.

O fazer artístico é a forma mais fiel e confiável da história da humanidade. Ao nosso redor está um universo rico em cores, formas, letras, imagens, movimentos e sons.

O homem não foi criado somente para servir de maneira utilitária, mas também para expressar seus sentimentos e formas artísticas, sua visão de mundo.

Texto de Jabim Nunes

Crédito das fotos: Imaculada Conceição, Mônica Coropos, Luciana Lima , Jabim Nunes
Texto enviado por Bruno B. por e-mail
Postado por Imaculada Conceição