As aulas de
Ballet Criativo do Centro de Pesquisa e Formação em Ensino Escolar em Artes - Núcleo de Arte Grande Otelo (6ª CRE) é ministrado pela professora de Dança Valéria de Assumpção Silva. Elas são direcionadas para crianças de 4 a 7 anos
de idade matriculadas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. A prática fundamenta-se na abordagem
de ensino da Dança Criativa que visa desenvolver o potencial criativo
do praticante e ampliar continuamente o processo de interação
entre professor/aluno. Nessa perspectiva os envolvidos podem criar um
tipo de processo colaborativo e de rede expressiva através da linguagem
da dança.
Vigotsky apud Bock (1995)
apontam que todos somos detentores de energia criativa, que se concretiza
através de nossas interações como meio sociocultural, não sendo puramente
por fator biológico determinante, permite-nos tratar a criatividade como
uma possibilidade a ser construída com/através das aulas de dança.
Assim sendo, a Dança Criativa possui características próprias,
valores e finalidades eminentemente educativas e se apoia-se no pressuposto de
que toda criança tem o dom livre, natural e espontâneo de dançar. Seu principal
objetivo é aumentar o repertório do movimento de cada indivíduo e liberar sua
capacidade criadora, para que o aluno possa criar suas próprias coreografias de
uma forma variada e rica.
As aulas de
Dança Criativa proporcionam aos alunos uma educação corporal com a introdução
de exercícios que trabalham os diferentes segmentos corporais de formas
isoladas, para, futuramente, utilizar formas mais globalizadas. Ainda
funcionam como agente do aprimoramento da coordenação motora, do equilíbrio
dinâmico, da flexibilidade, da amplitude articular, da resistência localizada,
da agilidade e da elasticidade musculares.
Em suma, o valor educativo desse
trabalho e das aulas está centrado na afirmação das potencialidades a serem
desenvolvidas harmoniosamente, através de estímulos que articulam o
pensar, sentir, perceber, agir, expressar e o reagir, respeitando
sempre as muitas diferenças individuais e encarando o aluno como ser social,
que atua e recebe influências de seu contexto.
Por Valéria Assumpção (PMRJ/FMH, 2013)
Fotos: Professora Valéria Assumpção