Páginas

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Prêmio Ambienta Rio: A escola faz a diferença

Nossa unidade escolar foi contemplada pela Secretaria Municipal de Educação com o Prêmio Ambienta Rio: A escola faz a diferença com os projetos da professora Luciana Lima e do professor Jabim Nunes.

Para saber mais, visite os links dos projetos:

1) Professora Luciana Lima

2) Professor Jabim Nunes

Prêmio Ambienta Rio : “O Menino do Dedo Verde e a Menina com Ninho de Pássaros”

Professor Responsável: professor Jabim Nunes
Baseado na obra “O Menino do Dedo Verde", de Maurice Druon, um clássico, escrito em 1957, que continua encantando nos nossos dias.

O menino do dedo verde trata-se de um livro infanto-juvenil escrito por Maurice Druon em 1957. sendo traduzido por Dom Barbosa, o qual Foi traduzido para o português por Dom Marcos Barbosa, o mesmo escritor/poeta que traduziu O Pequeno Príncipe

Tistu é um menino muito feliz, que nasceu e foi criado com todo o luxo que seus belos pais - donos da maior fábrica de canhões do mundo - podiam dar e o dinheiro podia comprar. Morava numa mansão - a "Casa-que-Brilha" - e tinha criados que o adoravam. 
Ao completar oito anos, seus pais decidem que já é hora do filho conhecer as coisas da vida e se preparar para, no futuro, assumir e dar continuidade aos negócios da família. 
No entanto, logo no terceiro dia de aula o menino é expulso do colégio por dormir durante as aulas. Com isso, os pais de Tistu decidem que a educação do menino se fará dentro de casa, sem livros, através de suas próprias experiências e observações. 
No dia de sua primeira aula com o jardineiro Bigode, Tistu descobre um dom excepcional: ele tem o dedo verde - o que significa que basta um toque de seu polegar para que surjam plantas e flores onde quer que ele encoste. 
Com as aulas do Senhor Trovões, ele entra em contato com a violência urbana cotidiana e conhece a infelicidade e a tristeza. Inconformado, Tistu decide mudar o mundo apenas com o toque de seu dedo verde, começando pela cidade onde mora, Mirapólvora.


Maurice Druon já provoca, a partir da verossimilhança, vários auto questionamentos, pensar na interação e na ação social: o envolvimento na sociedade de forma positiva, visando melhorias sociais e reconhecendo-nos como agentes supra-humanos.

Tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar para a importância da construção de conhecimentos socioambientais e valores humanitários e de cidadania, por meio da realização de atividades pedagógicas (exposições, seminários, pesquisas etc.). Importante ressaltar que esta ação é pautada na Lei 4791/2008, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Educação Ambiental, regulamentada pelo Decreto 37526/2013.
O diálogo com a Arte e a natureza, através da pesquisa sobre a fauna e a flora brasileiras e a produção de desenhos de árvores e pássaros.
O importante é que as inter-relações do meio ambiente natural, cultural e urbano fossem trabalhadas com uma abordagem orgânica com a sociedade. Nesta perspectiva, cada Unidade Educacional teve autonomia para escolher com que diferentes olhares iria se debruçar sobre a cultura local para construir seu percurso de apropriação de conhecimento em Educação Ambiental.
Texto e imagens: Jabim Nunes

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Ficha Técnica e Release do Espetáculo "Era Outra Vez - Desventuras de Histórias"


Direção Geral e Direção de Arte: Profº Nilton Barbosa Filho
Roteiro: Alunos da Oficina de Teatro (Manhã)
Idealização de Figurinos: Profº Nilton Barbosa Filho
Cenário: Profº Jabim Nunes, Profª Luciana Lima e Profª Denise Macieira
Colaboradores: Profª Thaiz Pires, Profª Marilsa Sousa, Profª Juliana Reis, Profª Letícia Semeraro, Profº Glauber Rezende, Profº Eduardo Duque, Profº Iuri Nascimento e a funcionaria Jandira Neves.

A partir da proposta do nosso projeto pedagógico de 2017 do Núcleo de Arte Grande Otelo, que está voltado principalmente para o resgate do universo infantil, a Oficina de Teatro articulada pelo Profº Nilton Filho desenvolveu com seus alunos um extenso trabalho de pesquisa, através da leitura de histórias de fadas e encantamentos e de filmes e, sobretudo, através de muitas rodas de conversa.
Era Outra Vez – Desventuras de Histórias é um espetáculo teatral infantil que teve sua estreia no próprio Núcleo de Arte Grande Otelo, no dia 10/11/2017, contando uma história de encantos, desencantos e desventuras em que personagens conhecidos saem dos livros e dos filmes e são subvertidas e reinventadas e, com muita imaginação e vão ganhando novos rumos e outros sentidos nessa nova história narrada e interpretada por nossos atores mirins.
O espetáculo estreou sua temporada com casa lotada e muito sucesso. A Coordenadora da 6ª CRE, Profª Rejane Faria também esteve lá prestigiando o nosso evento. 
E toda essa história começa na Biblioteca de uma antiga escola onde a menina Harryone gosta de passar o tempo, lendo histórias encantadas e de magia. Lá ela conhece Galileu, um garoto esperto e inteligente que aprendeu com seu pai a pilotar aviões. Não é por acaso que ele tem esse nome de um ousado estudioso e inventor na História da Humanidade.
Galileu é um sonhador, sempre diz que voar nos leva a lugares inimagináveis. Para ele, o céu é como um livro de histórias - não tem limites. 
Harryone é uma menina mimada e deslumbrada, uma apaixonada pelas histórias de encantos e magia.
Juntos, os dois jovens se deixam encantar pela leitura e vão experimentar um mundo de personagens reinventadas pela própria fantasia.
 



 













 

domingo, 15 de outubro de 2017

II Quitanda Cultural

A professora Luciana Lima participou da II Quitanda Cultural realizada na Arena 
Jovelina Pérola Negra com o tema "A Cultura Digital na Educação".
Participaram também da mesa o aluno Lucas Rafael, da Escola Municipal Baden Powell, o Diretor de Mídia  e Educação da MultiRio -  Eduardo Guedes e a Coordenadora da 6ª CRE -  Rejane Farias (mediadora).
 Administrador da Arena Jovelina Pérola Negra - Anderson Barnabé
 
Agradecimentos especiais: Aos administradores da Arena Jovelina Pérola Negra, Anderson Barnabé e Cíntia Monsores pelo convite.
À Coordenadora da 6ª CRE, Rejane Faria
Às diretoras Denise Macieira (Núcleo de Arte Grande Otelo), Conceição Carneiro (E.M. Baden Powell) e Andréa Frederico (E.M. Cyro Monteiro).

Mala Direta - Oficina de Artes Visuais

Realizada na Escola Municipal Guilherme Tell,  a Mala Direta Itinerante tem como objetivo divulgar as oficinas da nossa unidade.
Coordenadora Pedagógica da E. M. Guilherme Tell -  Rafaela e Diretora do Núcleo de Arte - Denise
Professora Luciana Lima  - Oficina de Desenho

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

XXXIV Mostra de Dança

O projeto "Mostra de Dança das Escolas Públicas Municipais do Rio de Janeiro" completa 34 anos em 2017 e tem como um de seus objetivos reconhecer a dança como linguagem, manifestação artística e cultural além de oportunizar o acesso e a experimentação da dança nas comunidades escolares. A proposta da Secretaria Municipal de Educação nesse ano, através da Gerência de Projetos Extra Curriculares foi incentivar a criação de figurinos a partir da reutilização de materiais. O Núcleo de Arte Grande Otelo aceitou o desafio e além de participar ativamente tanto na elaboração quanto na execução do curso de formação para a Mostra de Dança, levou quatro coreografias para a etapa regional que aconteceu no dia primeiro de setembro na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra. Sob a direção da professora Denise Macieira, a equipe do Núcleo de Arte Grande Otelo, não poupou esforços para que o projeto fosse desenvolvido com êxito em todas as suas etapas.
A coreografia "Ir Além" das professoras Ellen Aniszewski e Juliana Reis, contou com a participação especial da ex-aluna Luciana Morais atendendo à solicitação da Gerência de Educação da 6ª CRE, e abrilhantou a abertura do evento.
A turma da itinerância na E.M. Alexandre Farah, apresentou a coreografia "Sementes da Paz" da professora Ellen Aniszewski, propondo um convite à reflexão do potencial de nossos alunos enquanto propagadores de boas energias e atitudes cordiais na escola e na comunidade. O figurino apresentou as letras formando o nome da coreografia feitas com caixas de leite.
A professora Juliana Reis, apresentou uma homenagem a Antônio Callado, jornalista, romancista, biógrafo e teatrólogo brasileiro que completa seu centenário. A coreografia "Reflexos do Baile" faz alusão à premiada obra desse autor, relatando através da dança os tempos sombrios da ditadura militar e o eterno anseio por liberdade. O figurino foi composto por fardas de saco de lixo e de saias com aplicação de botões usados.
As turmas do turno da manhã, sob orientação da professora Simone Cristina, encantaram a plateia com suas "Gaivotas da Paz", trazendo alegria através das cores e movimentos harmônicos além de um sincronizado sapateado. O figurino utilizou sacos de lixo estilizados além de anéis de latas compondo a palavra paz no macaquinho dos alunos.
Coreografia "Reflexos do Baile"
Coreografia "Reflexos do Baile"
Coreografia "Gaivotas da Paz"
Coreografia "Gaivotas da Paz"
Coreografia "Gaivotas da Paz"
Coreografia "Sementes da Paz"
Coreografia "Ir Além"

Assista as coreografias nos links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=ycVuXUlsPTw (sementes da paz)
https://www.youtube.com/watch?v=yuFM6rUyMRI&t=96s (ir além)
https://www.youtube.com/watch?v=ZwQckZ3ft6U (gaivotas da paz)
https://www.youtube.com/watch?v=nH_xXc6i_gU (reflexos do baile)

sábado, 16 de setembro de 2017

Encontro de Escolas pela Paz - Oficina de Desenho

Alunos da Oficina de Desenho, sob a orientação da professora Luciana Lima, produziram imagens alusivas ao tema, buscando discutir e refletir sobre a questão do compromisso de cada um na construção da paz nas escolas.

O desenho do aluno Maurílio Leonardo foi selecionado pela  6ª CRE para ilustrar uma folha de mensagens de paz.