Páginas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz ano novo! Feliz Arte sempre!

Último dia do ano, balanço, avaliação... Só uma palavra nos vêm à mente e ao coração: GRATIDÃO!

GRATIDÃO...
... a Deus, o maior artista, nossa inspiração
... às nossas famílias, apoio nas horas difíceis, celebração nas inúmeras vitórias
... aos nossos alunos, razão de cada suor e dedicação, cada noite sem dormir, cada planejamento e cada ação desenvolvida
... a todo CIEP Zumbi dos Palmares, que nos hospeda e cresce conosco: Sheila, Jo, Andréia, Gatinha e equipe de professores e funcionários comprometidos com a Educação
... à 6ª E/CRE, à Gerência de Extensividade e toda SME
... a todos que nos incentivaram, vibrando, criticando, apoiando, ensinando, doando...
... MUITO OBRIGADO!

Mônica, Ruth, Luciana, Jabim, Bruno, Elen, Juliana, Késia, Janaína
Equipe do Núcleo de Arte Grande Otelo 2010

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Jardim Botânico



O Projeto RIODIVERSIDADE, do Núcleo de Arte Grande Otelo, teve como ponto alto - e muito esperado! - a ida dos nossos alunos ao Jardim Botânico. Para a realização da aula-passeio, nosso projeto convidou a escritora Renata de Faria Pereira com seu projeto Caminhos do Rio, que desenvolve junto a muitas escolas. Seguindo a proposta da escritora, antes da aula-passeio, os alunos participaram de um "workshop", com a ajuda dos professores, em classe, onde receberam um caderno de apoio com atividades para prepará-los e sensibilizá-los sobre os conteúdos propostos para caminhada. Ali, em sala, eles realizaram algumas atividades do caderno e assistiram também a uma pequena projeção, com imagens de lindas espécies vegetais. Nossa! Tudo era uma grande novidade! A beleza das imagens motivava todo o grupo às descobertas que iriam vivenciar.

Nossa visita ao Jardim Botânico privilegiou a DIVERSIDADE - que encontramos, aos milhares, nas formas, texturas, tamanhos e cores das plantas - nas raízes, caules, folhas e copas, e até na incidência da luz através das altas folhagens da floresta.


Para aquisição do "passaporte" dos nossos estudantes ao Jardim Botânico, com gratuidade, a professora Mônica Coropos participou de um encontro com a Divisão Educativa do Jardim, recebendo orientações de biólogos, professores e pesquisadores - ação educativa que visa mostrar a importância do Jardim Botânico e seu papel no desempenho de múltiplas funções,dentre elas, a de enriquecer projetos culturais de comunidades escolares de nossa cidade. A ação educativa do mais belo jardim do Rio, ao demonstrar seu caráter dinâmico e inovador, voltado à educação das crianças e jovens cariocas, congrega inevitavelmente todos nós na busca por uma vida melhor.
Não há dúvidas que foi tudo preparado com muito carinho. Tivemos a ventura de contar com a valorosa participação de muitos voluntários, dentre eles, a escritora Renata, a mãe de família, Maria Isabel Figueira de Melo (Belinha), e o "empresário-oculto", que resolvermos chamar de "beija-flor". Eles nos receberem de braços abertos, deram a cada estudante um bolinho de chocolate e uma bolsinha de lanche, contendo ovos cozidos, maçãs, todinhos, sanduíches e biscoitos!

Nossa querida 6ª Coordenadoria Regional de Educação, também nos proporcionou outro rico lanche, juntamente com o translado de nossos alunos em um magnífico ônibus, com banheiro e ar-refrigerado. Os professores Jabim Nunes e Mônica Coropos, sendo ela Chefe do Núcleo de Arte, acompanharam o grupo do início ao fim.
“Foi uma experiência excelente para nossa equipe, constatar que, ao final de um ano de trabalho e dedicação, temos alunos prontos para produzir e criar, com olhar sensível, aguçado e crítico, para as diversas possibilidades de se fazer Arte”. Olhá-los a manusear o caderno de atividades Caminhos do Rio, durante o passeio, foi muito compensador.
Afinal, não foi uma visita de pura diversão e lazer, apenas. Tínhamos o compromisso com o conhecimento, com a arte e a ciência, e com o desenvolvimento de suas múltiplas linguagens, habilidades e competências.Durante a caminhada, com o caderno de atividades em mãos, a escritora ia ajudando a turma a verificar, ao vivo e a cores, as espécies vegetais. Era surpreendente como os estudantes ficavam maravilhados com as descobertas.


A capuchinha, então, foi um sucesso! Vimos um pouquinho de tudo. Antes de entrar no parque, conhecemos a árvore "rosa da montanha", a folha que parece um lírio, a "enforcadeira" e o lago das tartarugas. Visitamos o "Jardim sensorial", onde sentimos muitas espécies com perfumes e conhecemos formas e texturas diferentes, como a hortelã, a erva-doce, o coração magoado e a cebolinha. Depois, vimos o "Mogno" e o "Pau-Brasil", o lago com a cachoeira e o cactário, que foi incrível.
Dali, em diante, subimos uma rampa e ingressamos na Mata Atlântica, uma floresta com árvores muito grandes, onde avistamos inclusive a "Parkia", uma árvore gigante da Amazônia.

Caminhamos, depois, para o lago, da "Vitória Régia" e da "casinha" do Frei Leandro e, dali, por um bambuzal, chegamos na alameda das "Palmeiras imperiais", super altas, e junto à imensa "Sumauma", com raízes gigantescas, onde tinha muito algodão voando.

Seguimos até a "Árvore de papel" e, depois, para o "Pau-ferro", que é na cor ferrugem, com um amarelo ocre, bem forte.

Passamos pelo "Abricó de macaco", de sua triste história, e chegamos, enfim, no parquinho para o lanche! Descansamos e nos alimentamos.

Barriguinha cheinha, pé no caminho! No final do passeio, conhecemos o "Bromeliário", onde a cientista Dra. Suzana deu-nos preciosas explicações sobre a importância das espécies encontradas na Mata Atlântica.

Visitamos também, com Suzana, o "Orquidário", onde conhecemos orquídeas lindas - brancas, amarelas e cor-de-rosa, grandes e pequenas.
FOTO: Jabim Nunes
Texto: Jabim Nunes,Mônica Coropos e Renata Faria.

Links:







O ônibus nos apanhou às 14 horas, no portão do jardim, que fica na Rua Pacheco Leão. O Sr. Raimundo nos conduziu com agilidade e segurança. Foi um passeio inesquecivel, que esperamos poder repetir um dia! Para finalizar, reafirmamos
que nós, do Núcleo de Arte Grande Otelo, estamos conscientes de que é possível preservar e melhorar as condições ambientais do nosso planeta e da nossa Cidade Maravilhosa! Basta, para tanto, apenas muita coragem e iniciativa, pois acreditamos que estamos fazendo a diferença: somos sonhadores e idealistas, como o Menino do Dedo Verde, transformaremos o mundo.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mostra de fim de ano do Núcleo de Arte Grande Otelo

Mais uma semana se inicia, e a Mostra de fim de
ano do Núcleo de Arte Grande Otelo continua
bombando!!!
Se eu fosse você, dava um pulinho lá:















Professor Jabim, Eliane e Denise (representantes da GED) e professora Luciana

















Monica e Ruth



















Juliana e Janaina nos preparativos














Muitos Otelos da Oficina de Desenho





























David, Cassio e os módulos interativos da Oficina de Desenho








Exposição do professor Jabim

Mostra de Fim de ano do Núcleo de Arte Grande Otelo

















Fim de ano é mesmo uma correria... Mas não deixe de arrumar um tempo para ir à Mostra de Fim de ano do Núcleo de Arte Grande Otelo que se iniciou dia 29 de novembro e vai até o dia 17 deste. A partir do tema gerador - RIODIVERSIDADE - todo o espaço do Núcleo foi adequado para receber a exposição Jardim Botânico, da Oficina de Pintura do Prof. Jabim Nunes, os desenhos artísticos do nosso patrono Grande Otelo, além de desenhor gráficos, fotomontagens e arte interativa da Oficina de Arte e tecnologia da Profª. Luciana Guimarães.
Confiram, também o Primeiro livro de Flauta doce, com composições dos alunos da Profª. Elen Franco, e os vídeos cinematográficos de nossos promissores cineastas da Oficina de Vídeo do Prof. Bruno Bentolila.
Quem já passou por lá. pode se deliciar com apresentações de das Oficinas de Dança e Música também. A Arte está no ar... que delícia! Confira:







Enfim, arrume um tempinho e vá lá: a exposição vai até 17 de dezembro!!!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

RIO DIVERSIDADE, seja bem-vindo!!!

Acreditem, dia 29 de novembro foi o início da Mostra Final de trabalhos aqui no Núcleo de Arte Grande Otelo!

Cerca de 300 pessoas já prestigiaram nossas exposições, recitais e apresentações. A comunidade se fez presente neste primeiro dia. Agende-se para estar conosco também. Estamos aqui de braços abertos pra ver você por aqui até 17 de dezembro!!!





Conexão das Artes





Um dia pra ficar marcado na história da SME, 22 de novembro, segunda-feira, todas as Linguagens Artísticas foram representadas com excelência por alunos e professores da Rede.
Com a ilustre presença da Sra. Secretária de Educação Cláudia Costin, fomos presenteados com o que há de mais excelente em termos de Arte-Educação. Recém-chegada de Nova York, EUA, onde visitou escolas e teve encontros importantes, nossa secretária discusrsou entusiasticamente sobre a qualidade de nossa ARTE. "Precisamos resgatar a ética da qualidade e da excelência e da atitude", falou.
A emoção tomou conta do CALOUSTE - o lugar escolhido para esta festa. Todas as CREs foram representadas por Chefes dos Núcleos de Arte e professores dessas Unidades de Extensão. Desde o hall de entrada, passando pelas escadarias, andares e Teatro Gonzaguinha, vivemos um tempo de troca e crescimento educacional e artístico. Uma prova de que podemos avançar se somarmos forças e talentos.
Confira um pouquinho desse dia maravilhoso: