Neste ano, 2014, a Semana de Ação Mundial (SAM 2014) aconteceu no Brasil entre os dias 21 e 27 de setembro e teve como foco o "Direito à Educação Inclusiva – Por uma Escola e um Mundo para Todos". Qual é a proposta? A proposta é realizar atividades que permitam refletir sobre o direito à educação em escolas públicas, regulares e de qualidade a todas as crianças, jovens e adultos com deficiência. Nossos alunos assistiram a vídeos, conversaram sobre o que viram, analisaram a imagem do cartaz (a seguir) e criaram trabalhos visuais e audiovisuais sobre o tema! Pena que houve extravio de correspondência e não recebemos - no início de nossas atividades - o material didático, que nos inscrevemos para receber no site da Campanha! Ainda assim decidimos participar!
Imprimi então a imagem do cartaz - direto do site da SAM (ver link: NOTA) - para podermos iniciar as propostas de trabalho. E quando o material chegou pelos Correios no Núcleo de Arte Grande Otelo, os folders foram distribuídos, fixamos o cartaz oficial e revimos alguns conceitos...
Cartaz de divulgação da 12ª Semana de Ação Mundial: Direito à Educação Inclusiva
Aproveitamos que durante esta semana da SAM o Núcleo de Arte Grande Otelo estava participando do "Viradinho" - versão 6ª CRE-RJ do "Viradão", que é uma proposta das Extensividades de Educação da SME-RJ, onde são oferecidas oficinas "abertas", para iniciarmos as divulgações e as propostas de trabalho sobre o tema. O trabalho, que envolvia desenhos, pesquisa de vídeos e a criação de animações em stop motion, se estendeu por várias semanas.
Conversei com os alunos a respeito da importância de uma educação para todos, sobre Direitos Humanos, e o direito à educação como um importante direito humano!
A partir daí, assistimos a vídeos. Começamos exatamente com uma animação chamada "Direitos Humanos para Crianças". Alguns de meus alunos já a conheciam e reviram, os outros assistiram pela primeira vez.
Depois, eles pesquisaram na internet algumas animações com o tema educação inclusiva e assistiram "Por que Heloísa?". Um professor de nossa unidade escolar, Prof. Glauber, indicou um curta, "As Cores das Flores" (legendado), que também foi assistido pelos alunos (para facilitar os que ainda estavam em idade de alfabetização, lemos em voz alta as legendas). Nossos alunos conversaram e trocaram ideias sobre o que assistiram nos vídeos, analisaram a imagem do cartaz da SAM 2014 e criaram trabalhos tanto visuais, quanto audiovisuais sobre o tema!
Nossa proposta era uma pequena vinheta sobre o tema na técnica de animação "stop motion" (captura fotográfica quadro a quadro de movimentos) com recortes e desenhos dos alunos.
O material final de audiovisual ficou extenso para uma vinheta (mais de dois minutos, e vinhetas costumam durar menos de um minuto). Decidimos divulgar e publicar no YouTube assim mesmo, como ficou esta primeira versão, talvez, mais tarde, reduzamos para uma vinhetinha.
Uma das alunas quis animar o desenho e a personagem que ela criou. Com a ajuda de alguns colegas e da professora foi realizada a animação "Mila: Uma Cadeirante Jogando Basquete" (veja este vídeo e outros no decorrer da postagem).
A seguir, fotos do making-off e os vídeos que assistimos durante a realização do trabalho e ainda as animações produzidas pelos alunos!
REGISTROS FOTOGRÁFICOS DO MAKING-OFF
Alunos produzindo desenhos sobre o tema "Direito à Educação", "Educação para todos", "Educação Inclusiva", e criando personagens para a animação (vinheta)
Fotograma da animação feita pelos alunos
A aluna Geovanna (6 anos) desenhando "Mila", uma menina cadeirante que joga basquete e tem muitos amigos!
Os desenhos que deram origem à animação "Mila: uma Cadeirante Jogando Basquete"
Na semana do "Viradinho" 6ªCRE em que divulgamos e trabalhamos as propostas da SAM 2014
O material da SAM, sobre o tema Direito à Educação Inclusiva, que provavelmente devido a um extravio de correspondência dos Correios, chegou muito atrasado, após termos iniciado nossas propostas, mas ainda a tempo, visto termos estendido por várias semanas nosso trabalho sobre essa questão
ANIMANDO O TÍTULO
Animando o título...
ANIMANDO AS CENAS...
ASSISTINDO AOS VÍDEOS
Acima, "Por que Heloísa?", abaixo, "Direitos Humanos para Crianças"
Assistindo aos vídeos... Acima, a vovó da aluna Geovanna, sempre presente, participando...
Acima, a mãe dos alunos Rubilemes e Rubivânia conferindo nossa produção
Assistindo ao vídeo "As Cores das Flores", sugestão do professor Glauber
Acima, eu, professora Imaculada, e alunos, com a mãe de Alecksandrew e Alex, abaixo, D. Jandira, com a vó de Geovanna, presenças constantes em nossa Oficina de Animação Trash
Aluno Rubilemes pesquisando na internet vídeos para assistirmos durante as propostas de trabalho sobre Direito à Educação Inclusiva
Os alunos pesquisaram vídeos na internet sobre o tema inclusão. Aqui alguns dos vídeos assistidos para quem quiser ver ou rever...
AS CORES DAS FLORES
Em As cores das flores, uma criança cega precisa escrever uma redação sobre as cores das flores., tarefa que a professora passou para a turma O vídeo mostra o desafio do menino para conseguir cumprir o trabalho proposto, que ele realizará com muita poesia!
POR QUE HELOÍSA?
"Por que Heloísa?" Heloísa, uma menina de 6 anos que tem paralisia cerebral, vivendo as aventuras de seus primeiros dias de aula em uma escola regular.
DIREITOS HUMANOS PARA CRIANÇAS
"Direitos Humanos para Crianças": Desenho animado - realizado a partir de desenhos de crianças de diferentes contextos sociais - que trata da realidade de quatro crianças que intervém em diferentes contextos sócio-culturais para defender e garantir os direitos humanos.
Antes de assistimos aos vídeos com o tema inclusão, assistimos a este (muito interessante, gosto que os alunos vejam e os que já viram, revejam), visto ser um direito humano o direito de todas as crianças à educação!
E ainda sugeri que os alunos assistissem ao filme "Cordas". "Cordas", ganhador do Premio Goya 2014, na categoria de Melhor Curta Metragem de Animação espanhol, é a história de uma menina que vive num orfanato e que criou uma ligação muito especial com um novo colega, que sofre de paralisia cerebral. O filme foi inspirado nos filhos do diretor, Pedro Solis, que possui um casal de filhos, o menino tem paralisia cerebral.
Assistam agora aos vídeos produzidos pelos alunos:
MILA: UMA CADEIRANTE JOGANDO BASQUETE
Antes de assistimos aos vídeos com o tema inclusão, assistimos a este (muito interessante, gosto que os alunos vejam e os que já viram, revejam), visto ser um direito humano o direito de todas as crianças à educação!
E ainda sugeri que os alunos assistissem ao filme "Cordas". "Cordas", ganhador do Premio Goya 2014, na categoria de Melhor Curta Metragem de Animação espanhol, é a história de uma menina que vive num orfanato e que criou uma ligação muito especial com um novo colega, que sofre de paralisia cerebral. O filme foi inspirado nos filhos do diretor, Pedro Solis, que possui um casal de filhos, o menino tem paralisia cerebral.
Assistam agora aos vídeos produzidos pelos alunos:
DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA -POR UMA ESCOLA E UM MUNDO PARA TODOS
MAIS REGISTROS FOTOGRÁFICOS DO MAKING-OFF
NOTAS:
Site da SAM (Semana de Ação Mundial): http://semanadeacaomundial.org/2014/
Postado por Imaculada Conceição Manhães Marins
Parabéns, professora Imaculada!
ResponderExcluirSeu trabalho merece muitos prêmios, pois você realmente se dedica 200% ao que faz. Além disso, envolve todos da comunidade escolar e isso é fundamental.
Obrigada, Luciana!
ResponderExcluirbjs
Imaculada Conceição