Páginas

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

PROPOSTA DA ANIMAÇÃO TRASH 2014 - OFICINA DE VÍDEO-ANIMAÇÃO - PROFª IMACULADA CONCEIÇÃO


Alunas em uma aula de edição de vídeo

A oficina de vídeo-animação experimental do Núcleo de Arte Grande Otelo, "Animação Trash", coordenada pela professora Imaculada Conceição, tem por objetivos: experimentar, conhecer, trabalhar, refletir a linguagem (audio)visual, em especial, a linguagem do cinema de animação, oportunizando a vivência de experiências artísticas e cultural no campo desta arte. Trabalhar a correlação entre o artesanal (modelagens, desenhos/recortes etc.) e o tecnológico (edição no computador, captação fotográfica digital, pesquisas online etc.). Trabalhar a partir da tecnologia disponível (nas oficinas itinerantes ou na sede do Núcleo). Trabalhar ética, cidadania, respeito, o cuidado e o direito à vida.

Na oficina "Animação Trash", conhecemos um pouco da arte da animação, assistindo a vídeos e trabalhando técnicas elementares de animação, onde o artesanal e o tecnológico interagem. Trabalhamos técnicas de animação pré-cinema (tamatrópio, folioscópio, flip-book), técnicas "artesanais" de animação (stop motion, captura fotográfica quadro a quadro, com massinha de modelar, com recortes, com bonecos, com objetos etc.), animação com desenhos, animação na técnica pixilation, elementos básicos da edição de vídeo etc.

Na postagem, imagens do making-off da oficina em 2014.

Exercícios de animação em stop motion com massinha de modelar

Quando surgiu a oficina de vídeo "Animação Trash"? Sou arte educadora do ensino público municipal do Rio de Janeiro, lecionando na rede há 30 anos, no ensino regular e numa das unidades de extensão educacional, o Centro de Pesquisa e Formação em Arte e Esporte (06.25.502.1) Núcleo de Arte Sebastião Bernardes de Souza Prata - Grande Otelo - 6ªCRE-RJ/SME-PCRJ, e, em 2009, quando da inauguração do Núcleo de Arte da 6ª CRE, em uma de nossas antigas sede, no CIEP Zumbi dos Palmares, criei um curso de vídeo-animação, que batizei de "Animação Trash", visto valorizarmos a capacidade criativa, o saber valer-se dos improvisos e acasos numa busca por soluções criativas, do saber apropriar-se da tecnologia disponível (no espaço escolar) etc., tal como os realizadores do cinema denominado "trash" fazem seus filmes com os recursos disponíveis. E se os filmes trashs são considerados, por um lado, "mal feitos", devida a escassez de recursos, por outro, é uma desafio à capacidade criativa e de superação das dificuldades. O "trash" na nossa oficina não traduz o "mal feito", mas o desafio de trabalhar com as possibilidades!

 Revendo "Viagem à Lua", de George Mélies

 Personagens de massinha

 Animando com massinha (stop motion)

Editando a animação

Na oficina, são apresentadas e experimentadas técnicas elementares do cinema de animação, ampliando o repertório artístico-cultural dos alunos, a capacidade de analise crítica e desenvolvendo a capacidade de apreciação da estética cinematográfica e a capacidade de criação/produção de audiovisuais.

Exercícios de animação em stop motion com massinha de modelar e outros objetos

Exercícios de modelagem para a animação em stop motion

Jovens vovós, sempre presentes, conhecendo o trabalho e dando uma mãozinha para o grupo

Exercícios de modelagem

Exercício de modelagem.

Exercícios de modelagem

Exercícios de edição

Exercícios de edição

Exercícios de edição

Os trabalhos de meus alunos participaram e participam de vários Cine Festivais e Mostras audiovisuais, como, por exemplo: Anim!Art (2009); I Festival Audiovisual da SME-RJ (2011); 4º Cineducando (2012); FEMACT Rio+20 (2012); Green Nation Fest (2012 e 2013); Festival de Animação de São Gonçalo - AnimaSão (2013, 2014); Recortes da Escola/Mostra Geração, 2012; Mostra Recortes da Escola 2013; Mostra Geração/Festival do Rio 2014; Festiva Anima Mundi (2012, 2013, 2014) etc. E ainda dos eventos: Dia da Internet Segura (2013), Tirando a Droga de Cena (2013), Festival do Minuto/Minuteen (2013, 2014), AnimaRio (2014) - etc., onde os alunos foram premiados com os trabalhos realizados na Oficina de Animação Experimental, "Animação Trash", do Núcleo de Arte Grande Otelo/6ªCRE-RJ. 

Núcleo de Arte Grande Otelo no Festival Anima Mundi 2014, onde foi exibida nossa animação "Feliz: A História de um Menino Chamado Feliz" (clique aqui)

Núcleo de Arte Grande Otelo na premiação AnimaRio 2014, onde recebemos prêmio pela animação "Feliz: A História de um Menino Chamado Feliz"

Na premiação AnimaRio 2014, professoras do Núcleo de Arte Grande Otelo e  da E.M. Mario Piragibe e Denise, representante da GED/6ªCRE

 Na premiação do AnimaRio 2014


Na premiação AnimaRio 2014

Novos alunos (2014) assistindo a vídeos feitos por alunos do Núcleo de Arte Grande Otelo em anos anteriores

Assistindo ao vídeo "Animando", de Marcos Magalhães

Buscamos trabalhar a correlação entre o artesanal (modelagem/desenhos/recortes etc.) e o tecnológico (edição no computador, captação fotográfica digital etc.) 


Exercícios pré-cinema, conhecendo e criando folioscópios

Exercícios de escrita: criação de um roteiro para animação

Exercício de escrita: criação de um roteiro para animação

Exercícios de escrita: criação de roteiro e/ou um storyboard para animação. Pausa para fotos!


Professora orientando a edição de vídeo

Coordenei a oficina de vídeo-animação no Núcleo de Arte da 6ªCRE de março de 2009 até o início do 2º semestre de 2010, retornando com a oficina em março de 2013 até o presente momento, 2014. As oficinas do Núcleo de Arte são oferecida tanto no espaço de nossa sede, atualmente em Anchieta, quanto pode ser levada a outras escolas (oficina itinerante) da rede, em especial, as da região da 6ªCRE-RJ.
Na oficina "Animação Trash", podem se inscrever alunos de 6 a 14 anos, de todas as séries do ensino público fundamental do município do Rio


NOTAS:
Visitem também nossas outras postagens do blog - procure as postagens com a tag "Animação Trash: Animação Experimental", como, por exemplo:
1 - A Animação "Feliz: A História de um Menino Chamado Feliz" no site do projeto Anima Escola: http://nucleodeartegrandeotelo.blogspot.com.br/2014/09/a-animacao-feliz-historia-de-um-menino.html
2 - Rio Conexão com o Mundo: Animação Trash: Oficina de Animação Experimental http://nucleodeartegrandeotelo.blogspot.com.br/2013/06/rio-conexao-com-o-mundo-animacao-trash.html
3 - MATERIAL PARA REVISÃO - OFICINA DE ANIMAÇÃO EXPERIMENTAL 2013 http://nucleodeartegrandeotelo.blogspot.com.br/2013/07/material-para-revisao-oficina-de_8.html
4 - Nosso Aluno Premiado no Concurso do Dia Mundial da Internet Segura 2013 http://nucleodeartegrandeotelo.blogspot.com.br/2013/07/nosso-aluno-premiado-no-concurso-do-dia.html 
4 - Relatório: Oficina Itinerante de Animação Experimental do Núcleo de Arte Grande Otelo 6ªCRE:
http://nucleodeartegrandeotelo.blogspot.com.br/2013/04/relatorio-oficina-itinerante-de.html


Postado por Imaculada Conceição Manhães Marins

Nenhum comentário:

Postar um comentário